terça-feira, 18 de setembro de 2012

Rack em MDF

Olá amigos, 

Após me aventurar na minha primeira construção de um móvel em MDF e ter a certeza de que o resultado ficou muito bacana, eu resolvi me aventurar em fazer algo um pouquinho mais complexo. A proposta desse móvel nem estava sem cogitada, pois eu tinha um Rack que estava em ótimas condições de uso e nem havia o por que de trocá-lo, mas como esse tipo de trabalho é algo viciante, não tinha mais como eu olhar o meu antigo Rack e não me perguntar: Por que não trocá-lo? Hahahahaha Lembrem-se: Pra você que não gosta de ficar parado e sempre inventa alguma coisa em casa, este hobby é excelente pra isso.

Bom, com o foco em mente e louco pra detonar o antigo Rack e dar lugar ao novo, foi dessa forma que resolvi me aventurar de novo em mais um projeto que começou assim: 

O processo no começo foi igual ao anterior: Primeiro, colocar tudo no computador, analisar cada montagem e verificar se cada encaixe será possível colar, aparafusar ou receber a fita.


Após o desenho pronto, é chegada a hora de passar todas as medidas para o computador na área do MDF e ver o que vai sobrar para colocar o segundo projeto já nos planos do futuro. Como dica, não leve o projeto em si para a madeireira, porque ele nunca será parecido com o projeto deles. A serra que corta o MDF, dá uma diferença de 3mm no corte e isto em vários cortes, somam alguns centímetros no final. O ideal de fazer o este desenho, é para você ter uma idéia do quanto você terá de área e o quanto de aproveitamento. Quando for a madeireira, leve apenas as suas medidas e nada mais. O resto, o profissional da madeireira te ajudará.


Com o material cortado e tudo entregue, é hora de meter a mão na massa pra ver aonde essa trabalheira vai parar. Comece retirando a película protetora que envolve o mdf, apenas o essencial. O MDF é resistente em si, mas se vc o arrastar pelo piso ou chão, correrá o risco de riscá-lo e um risco no final do projeto, pode mandar todo o seu tempo e investimento por água abaixo.


Com as colagens feitas e a revisão de que tudo está se encaixando perfeitamente, é hora de começar a montar o Rack com parafusos e mais cola.


Com o Rack em 80% já montado, falta apenas colocar os pés (neste caso, foram rodas de poliuretano), encaixar as prateleiras e passar as fitas de acabamento.


Estas são as rodas em Poliuretano. Elas custam em média uns R$ 10,00 de acordo com o modelo, é claro. A opção em colocar as rodas, é pela praticidade na hora da limpeza da casa. 





Pronto!! Rack montado, rodas instaladas, fitas aplicadas e tudo no lugar. Agora é hora de sentar no sofá, ligar o X-Box e o Home Theater e curtir a nova decoração da casa. Vale lembrar que todo o trabalho realizado, deve-se atentar aos menores detalhes, pois atenção, dedicação e capricho é fundamental para que tudo saia perfeito ao final do projeto. Agora, é com você!! Abraços!!


13 comentários:

  1. Marcio, vc teria um passo a passo de uma cozinha..

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ficou lindo seu trabalho, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom trabalho.Parabéns! eu o meu marido vamos arriscar e fazer o nosso também.

    ResponderExcluir
  4. Pelo tamanho dele, me parece necessário ter rodas no meio. Com o tempo o peso vai fazer seu hack ceder em baixo.
    Parabéns pelo projeto! Muito bem pensando e executado.

    ResponderExcluir
  5. MUITO FILÉ...COMO VC FEZ PRA FICAR MAIS GROSSA AS PAREDES...PODIA PASSAR AS MEDIDAS DESSE RACK?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa Largura que ficou grossa é uma madeira colocada com uma cantoneira !

      Excluir
  6. Olá, amigo qual software vc usa para desenhar as placas e o modelo?

    ResponderExcluir
  7. olá bom dia Parabéns ficou maravilhoso tu és fera mano mas qual o programa cv usa para fazer estes projetos?

    ResponderExcluir
  8. Marcio, bom dia!
    Primeiramente, gostaria de parabeniza lo pelo excelente trabalho.
    Estou precisando de sua ajuda, sobre a preparação e fixação da fita, como faz o acabamento do excesso? Depois de colada e retirado o excesso, como se dá o acabamento?

    ResponderExcluir
  9. Qual software usou para desenhar ?

    ResponderExcluir
  10. Olá Marcio, tudo bem? estou querendo montar um rack parecido com este seu. Você então usou chapa de MDF 15mm e recortou uma tira de 15mm e colou no meio, assim fica 15+15+15 totalizando 4,5cm. certo? uma outra duvida é o acabamento da borda. você ja encontrou a fita de 4,5cm para colar e fazer o acabamento? a ultima duvida é, se ele foi inteiro colado, ou vc parafusou pelas laterias? pq se nao fica aparecendo a cabeça do parafuso por fora neh. Obrigado

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
Para postar um comentário sem se identificar, vá na caixa de seleção "Comentar como:" (acima do botão Publicar) e escolha a opção Anônimo.

Obrigado por seu comentário!! Em breve, entrarei em contato.