segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aparador em MDF



Cansado de ver pelas lojas, os tãos caros e frágeis móveis em MDP, num belo dia, eu me fiz um desafio: "Porque eu não desenho estas coisas e parto para o vamos ver?" No início eu fiquei entre o pagar caro e comprar aquilo que não queria, ou pagar mais caro ainda e mandar os outros fazerem. Desta forma a gente vai protelando e meio que empurrando com a barriga, até que chega o dia do vamos ver: Ou compra, ou mete a cara!

A proposta em criar o primeiro móvel, era um pouco complicada. Sem noção nenhuma de como fazer e  por onde começar, a internet  foi a parceira ideal para eu criar coragem, fazer uns rabiscos e comprar ferramentas e material para iniciar algo que eu realmente tinha idealizado.

Comecei a pesquisar pela internet e vi que na loja Compensados Fernandes (aqui em Florianópolis), eu poderia montar o que estava em mente. Liguei pra lá e me deram o orçamento de R$ 215,00 uma chapa de mdf de 15mm com 2,75m x 1,83m em Nogueira Cadiz.



Com o orçamento em mente e meio preocupado em fazer e dar m..., resolvi ser detalhista. O desenho foi feito no Corel com as medidas exatas que eu imaginava e com os encaixes dos compensados conforme as minhas idéias. Como não sou um expert em marcenaria, eu fui pensando cuidadosamente nos parafusos, colas, acabamentos antes de executar tal tentativa. As medidas deste móvel, teriam que ser de acordo com o espaço que eu precisava para uma parede da sala onde pretendia colocar o som e as bebidas que estavam guardadas em um armário. Com a medida de 1,25m x 0,75m, era só transferir tudo para a medida do MDF e ver como isso tudo iria ficar.


Com as medidas transferidas para o tamanho exato da chapa, era hora de ver o que havia sobrado e o que eu podeira acrescentar na chapa de um modo em geral. Acabei reparando que dava para fazer quase dois Aparadores em uma mesma chapa e ainda assim, acrescentar outras coisas (é aqui que começa o vício em trabalhar com móveis, hehehe). Repare, que eu comecei querendo fazer apenas um Aparador, e no final já tinha desenhado o segundo e mais uma outra idéia, sendo que esta eu falarei mais em breve.


Com o desenho na mão e as medidas transferidas para o papel, me apresentei na loja e pedi o orçamento e um auxílio para saber o que mais precisava comprar para montar o meu primeiro móvel. Calculei parafusos, cola, fita, sapatas, etc. Com o projeto apresentado, foi só esperar a madeireira recortar e entregar tudo.


Comecei a fazer as laterais do Aparador. Repare que há uma chapa embaixo onde são colados  ripas em suas extremidades. A proposta disso, é criar volume no móvel para que ele fique três vezes mais grosso do que o MDF original (15mm), atigindo assim, 4,5cm em sua espessura. Essa é uma dica que aprendi, desmontando um móvel que vi na rua.

Com as ripas, aplicadas e coladas, agora é esperar secar um pouco e depois meter a mão na massa em mais uma etapa.


Com tudo colado, agora é hora de montar e aparafusar pra começar a ver o que eu tinha em mente "nascer".

Detalhe para o reforço embaixo da prateleira.



Pronto!! O Aparador finalizado e montado conforme eu imaginei. Com estas medidas, deu pra fazer quase mais um outro igual pelo mesmo preço. Para você que está começando, a melhor proposta é começar com pequenos móveis e em seguida ir planejando algo maior e mais complexo. O interessante disso, é que você faz brincando e ao mesmo tempo se surpreende com o resultado. Espero que tenham gostado e em breve estarei publicando mais um outro móvel que foi feito sem conhecimentos técnicos, mas com muito planejamento, atenção e vontade de fazer certo e bem feito. Por enquanto, eu "vou fazendo..."

9 comentários:

  1. Olá, acabei de conhecer seu blog e achei interessante o detalhe de como você criou volume no mdf. Belo trabalho, parabéns!

    Fabiana - Poços de Caldas, MG

    ResponderExcluir
  2. Lindo aparador, ficou muito bom, continue assim e grandes projetos sairão! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. SOU CURIOSO TBM...FIZ UM BALCAO PRO SALAO DA MINHA ESPOSA...FICOU MUITO BONITO POR FORA...MAS POR DENTRO TIVE DIFICULDADES DE ACABAMENTO...POR NAO SABER USAR OS ACESSORIOS CORRETOS PRA MONTAGEM...COMO É O NOME DESSE REFORÇO DE PRATELEIRA?

    ResponderExcluir
  4. vc sabe como cortar um balcao de atendimento em mdf?

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo trabalho fico horas navegando nessa cachaça que é a criação amadora de móveis, curto muito e já fiz alguns que vou postar no blog, quando criar heheheh colocarei aqui para todos. Cyberlan esse reforço tem vários nomes, "cadeirinha", "L", qualquer coisa assim saberao do que vc está falando

    ResponderExcluir
  6. Cara parabéns, estou pensando em fazer algo para substituir meu guarda-roupas, espero encontrar mais coisas neste blog.

    Abraços parceiro.

    ResponderExcluir
  7. Cara, eu não entendi como você fez a parte de cima. Fez 2 chapas com as ripas no meio igual as laterais?

    ResponderExcluir
  8. Marcio, parabéns, gostei demais, estou passando pelo mesmo dilema.
    Ainda esta faltando um pouco de coragem pra faze-lo!

    ResponderExcluir
  9. Como vc fez o corte em 45° para encaixe da bancada nos pés? Ou feito pela loja?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
Para postar um comentário sem se identificar, vá na caixa de seleção "Comentar como:" (acima do botão Publicar) e escolha a opção Anônimo.

Obrigado por seu comentário!! Em breve, entrarei em contato.