terça-feira, 18 de setembro de 2012

Rack em MDF

Olá amigos, 

Após me aventurar na minha primeira construção de um móvel em MDF e ter a certeza de que o resultado ficou muito bacana, eu resolvi me aventurar em fazer algo um pouquinho mais complexo. A proposta desse móvel nem estava sem cogitada, pois eu tinha um Rack que estava em ótimas condições de uso e nem havia o por que de trocá-lo, mas como esse tipo de trabalho é algo viciante, não tinha mais como eu olhar o meu antigo Rack e não me perguntar: Por que não trocá-lo? Hahahahaha Lembrem-se: Pra você que não gosta de ficar parado e sempre inventa alguma coisa em casa, este hobby é excelente pra isso.

Bom, com o foco em mente e louco pra detonar o antigo Rack e dar lugar ao novo, foi dessa forma que resolvi me aventurar de novo em mais um projeto que começou assim: 

O processo no começo foi igual ao anterior: Primeiro, colocar tudo no computador, analisar cada montagem e verificar se cada encaixe será possível colar, aparafusar ou receber a fita.


Após o desenho pronto, é chegada a hora de passar todas as medidas para o computador na área do MDF e ver o que vai sobrar para colocar o segundo projeto já nos planos do futuro. Como dica, não leve o projeto em si para a madeireira, porque ele nunca será parecido com o projeto deles. A serra que corta o MDF, dá uma diferença de 3mm no corte e isto em vários cortes, somam alguns centímetros no final. O ideal de fazer o este desenho, é para você ter uma idéia do quanto você terá de área e o quanto de aproveitamento. Quando for a madeireira, leve apenas as suas medidas e nada mais. O resto, o profissional da madeireira te ajudará.


Com o material cortado e tudo entregue, é hora de meter a mão na massa pra ver aonde essa trabalheira vai parar. Comece retirando a película protetora que envolve o mdf, apenas o essencial. O MDF é resistente em si, mas se vc o arrastar pelo piso ou chão, correrá o risco de riscá-lo e um risco no final do projeto, pode mandar todo o seu tempo e investimento por água abaixo.


Com as colagens feitas e a revisão de que tudo está se encaixando perfeitamente, é hora de começar a montar o Rack com parafusos e mais cola.


Com o Rack em 80% já montado, falta apenas colocar os pés (neste caso, foram rodas de poliuretano), encaixar as prateleiras e passar as fitas de acabamento.


Estas são as rodas em Poliuretano. Elas custam em média uns R$ 10,00 de acordo com o modelo, é claro. A opção em colocar as rodas, é pela praticidade na hora da limpeza da casa. 





Pronto!! Rack montado, rodas instaladas, fitas aplicadas e tudo no lugar. Agora é hora de sentar no sofá, ligar o X-Box e o Home Theater e curtir a nova decoração da casa. Vale lembrar que todo o trabalho realizado, deve-se atentar aos menores detalhes, pois atenção, dedicação e capricho é fundamental para que tudo saia perfeito ao final do projeto. Agora, é com você!! Abraços!!


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ferramentas Essenciais

A pior coisa que se tem, quando se trabalha neste tipo de serviço, é a falta de ferramentas. Você não precisa ter uma serralheria em casa para executar tal feito. Ferramentas de boa procedência e capacidades de potência medianas, podem dar-lhe uma ajuda com excelentes resultados. Não gostaria de entrar no mérito sobre qualidades de equipamentos, mas em particular eu gosto da Black & Decker, pois é uma marca de renome e com qualidade excelente. Atualmente, parece que se tornou uma segunda linha de opção, após ser comprada pela De Walt. Tem orçamento razoável e assistência técnica em todo Brasil. Abaixo apresento algumas ferramentas que com certeza você irá precisar para executar os trabalhos deste Blog:


Furadeira de impacto 3/8” - Modelo: KR505

- 500W de potência para diversas aplicações
- Ação de Impacto para rápida perfuração em concreto e alvenaria
- Empunhadura com design ergonômico para maior conforto
- Trava do Gatilho para uso contínuo
- 1 Velocidade


Parafusadeira/Furadeira a Bateria 12V - Modelo: GC1200

- Velocidade Variável e Reversível (0 – 750 rpm)
- Mandril de engate rápido 3/8”
- Controle de torque de 24 posições
- Torque de 97 Lb/pol (11 Nm)
- Sistema de bateria deslizante
- Desenho ergonômico
- Maior retenção de carga proporcionando uma maior autonomia na utilização

Serra tico-tico com velocidade variável - Modelo: KS455

- Movimento da Serra Tico - Tico - A unidade pode executar cortes retos e curvos
- Motor Compacto - Potência de 450Watts, Mantendo a unidade leve e compacta
- Design Industrial - Novo Design ergonômico e Linha para o auxilio do corte
- Sistema integral de ventilação de poeira
- Trava para uso contínuo
- Kit Com Maleta Opcional
- Roldana para suporte da lâmina
- Corte em até 45°
- Local para armazenamento das lâminas (Optional)
- Linha de corte na base
- Ventilador de poeira
- Equipado com haste de proteção
- Cabo Elétrico de 2M PVC para melhor conveniência
- Equipada com sapata de aço
- Ventilador de poeira
- Protetor para o cabo
- Linha para o auxilio do corte
- Equipada com grampo de proteção
- Ventilador de poeira
- Guarda fixa


Lixadeira Orbital ¼ Lixa - Modelo: QS800

- O Melhor Sistema de encaixe da lixa - Permite o lixamento nos cantos
- Interruptor selado contra pó que aumenta a vida útil da ferramenta
- Design avançado proporciona melhor controle no lixamento mais conforto e precisão
- Potência de 180 Watts
- 100% rolamentada
- Sua alta velocidade de 13. 500 opm proporcionam melhor resultado no lixamento.

Aparador em MDF



Cansado de ver pelas lojas, os tãos caros e frágeis móveis em MDP, num belo dia, eu me fiz um desafio: "Porque eu não desenho estas coisas e parto para o vamos ver?" No início eu fiquei entre o pagar caro e comprar aquilo que não queria, ou pagar mais caro ainda e mandar os outros fazerem. Desta forma a gente vai protelando e meio que empurrando com a barriga, até que chega o dia do vamos ver: Ou compra, ou mete a cara!

A proposta em criar o primeiro móvel, era um pouco complicada. Sem noção nenhuma de como fazer e  por onde começar, a internet  foi a parceira ideal para eu criar coragem, fazer uns rabiscos e comprar ferramentas e material para iniciar algo que eu realmente tinha idealizado.

Comecei a pesquisar pela internet e vi que na loja Compensados Fernandes (aqui em Florianópolis), eu poderia montar o que estava em mente. Liguei pra lá e me deram o orçamento de R$ 215,00 uma chapa de mdf de 15mm com 2,75m x 1,83m em Nogueira Cadiz.



Com o orçamento em mente e meio preocupado em fazer e dar m..., resolvi ser detalhista. O desenho foi feito no Corel com as medidas exatas que eu imaginava e com os encaixes dos compensados conforme as minhas idéias. Como não sou um expert em marcenaria, eu fui pensando cuidadosamente nos parafusos, colas, acabamentos antes de executar tal tentativa. As medidas deste móvel, teriam que ser de acordo com o espaço que eu precisava para uma parede da sala onde pretendia colocar o som e as bebidas que estavam guardadas em um armário. Com a medida de 1,25m x 0,75m, era só transferir tudo para a medida do MDF e ver como isso tudo iria ficar.


Com as medidas transferidas para o tamanho exato da chapa, era hora de ver o que havia sobrado e o que eu podeira acrescentar na chapa de um modo em geral. Acabei reparando que dava para fazer quase dois Aparadores em uma mesma chapa e ainda assim, acrescentar outras coisas (é aqui que começa o vício em trabalhar com móveis, hehehe). Repare, que eu comecei querendo fazer apenas um Aparador, e no final já tinha desenhado o segundo e mais uma outra idéia, sendo que esta eu falarei mais em breve.


Com o desenho na mão e as medidas transferidas para o papel, me apresentei na loja e pedi o orçamento e um auxílio para saber o que mais precisava comprar para montar o meu primeiro móvel. Calculei parafusos, cola, fita, sapatas, etc. Com o projeto apresentado, foi só esperar a madeireira recortar e entregar tudo.


Comecei a fazer as laterais do Aparador. Repare que há uma chapa embaixo onde são colados  ripas em suas extremidades. A proposta disso, é criar volume no móvel para que ele fique três vezes mais grosso do que o MDF original (15mm), atigindo assim, 4,5cm em sua espessura. Essa é uma dica que aprendi, desmontando um móvel que vi na rua.

Com as ripas, aplicadas e coladas, agora é esperar secar um pouco e depois meter a mão na massa em mais uma etapa.


Com tudo colado, agora é hora de montar e aparafusar pra começar a ver o que eu tinha em mente "nascer".

Detalhe para o reforço embaixo da prateleira.



Pronto!! O Aparador finalizado e montado conforme eu imaginei. Com estas medidas, deu pra fazer quase mais um outro igual pelo mesmo preço. Para você que está começando, a melhor proposta é começar com pequenos móveis e em seguida ir planejando algo maior e mais complexo. O interessante disso, é que você faz brincando e ao mesmo tempo se surpreende com o resultado. Espero que tenham gostado e em breve estarei publicando mais um outro móvel que foi feito sem conhecimentos técnicos, mas com muito planejamento, atenção e vontade de fazer certo e bem feito. Por enquanto, eu "vou fazendo..."

Começando


Bom dia amigos!!
Após inúmeros comentários de amigos me perguntando como eu fiz isso, como eu fiz aquilo (em MDF), resolvi criar este blog para explicar de maneira detalhada o passo a passo na construção de móveis feitos em MDF. A intenção deste blog, está em apresentar de maneira simples (pois também não sou nenhum profissional no assunto), alguns trabalhos para encorajar aos que estão querendo referências para fazer o seu próprio móvel e ainda não tem ideia por onde começar. Este é um novo hobby que eu descobri que poderia ser capaz de fazer, sem nunca ter nem noção nenhuma por onde começar. Divirta-se e aguarde em breve novas publicações. Abraços!!